dugongo viagensViver uma grande aventura na África!

Contato:
T. +258 82 820 6576

facebook twitter

Atenção! Este site usa cookies e tecnologias semelhantes.

Se você não alterar as configurações do seu navegador, você aceita a sua utilização. Saiba Mais.

Eu concordo

INFORMAÇÕES ÚTEIS - MOÇAMBIQUE

SEGURANÇA:

Moçambique é um país com uma democracia consolidada, o povo moçambicano vai às urnas para eleger o seu presidente a cada cinco anos, em Outubro de 2009 foram realizadas as quintas eleições consecutivas em Moçambique, a afluência as mesas de votos foi massiva.

A missão espanhola de observadores destacada em Moçambique, afirma estar satisfeita com o processo eleitoral.

Jordi Guillot, presidente do Comité para a Cooperação Internacional, disse à Agência Efe que a impressão que tem é de um processo de consolidação da democracia em Moçambique.

Durante vários anos, Moçambique foi um país com um grande fluxo turístico e o governo está trabalhando constantemente em prol de melhoria dessa área.

Todas as actividades descritas no programa, foram estudadas e projectadas pela organização, de modo que o viajante possa conhecer de perto as maravilhas e cultura deste país, de modo tranquilo e seguro.

DOCUMENTAÇÃO - PASSAPORTE:

  • Todos os viajantes precisam de um passaporte.
  • Passaporte válido por pelo menos 6 meses.

Visto Obrigatório:

No aeroporto a chegada pode obter visto, mas com a desvantagem de que só irá fazer um visto simples (apenas uma entrada para o país).

Recomenda-se o visto Múltiplo (várias entradas para o país) em seu país de origem, na Embaixada de Moçambique, o que lhe vai permitir entrar e sair do país sem dispender valor algum para o visto de entrada em Moçambique, caso queira visitar a África do Sul e logo a Suazilândia.

Qualquer dúvida, por favor, consulte-nos.

SAÚDE:

Aconselha-se a fazer um seguro de viagem para em caso de acidentes eventuais, doença ou de cancelamento de viagem, devido a circunstâncias imprevistas.

O sol é muito forte em Moçambique, recomendamos protector solar.

Em Maputo existem várias clínicas privadas, 222 Clínicas, Clínica Cruz Azul, Médicos Sem Fronteiras, Trauma Center, Hospital Sul Africano, etc. Foram abertos recentemente dois hospitais privados Sul-Africanos, com as mais recentes tecnologias.

Para além do Hospital Central de Maputo (público) com médicos altamente treinados para lidar com qualquer emergência.

MALÁRIA:

É recomendado a profilaxia contra a malária. Consulte o seu médico para o tratamento adequado. Lembre-se que a melhor protecção é a prevenir com repelente para evitar a picada do mosquito, recomenda-se vestir calças e camisa com mangas compridas ao pôr do sol.

Para outras vacinas, entre em contacto com o Departamento de Saúde do Exterior na sua província.

ÁGUA:

Em Moçambique, recomenda-se beber água engarrafada, pode-se encontrar em todos supermercados.

CLIMA:

O clima em Moçambique é influenciado pelas monções do Oceano Índico e pela corrente quente do Canal de Moçambique, é de uma forma geral tropical e húmido.

As chuvas caiem entre Outubro e Março. As temperaturas mais elevadas ocorrem durante a época chuvosa, durante este período tendem a atingir um pico de 35 graus e mínima de 15º C, a temperatura média durante a estação chuvosa é de 26º C.

A estação seca dura desde o mês de Abril a Setembro. Neste período, as temperaturas são mais baixas e variam entre 23 °C de máxima e 12 °C de mínima.
A temperatura média para este período é de 18 ºC.

O clima em Moçambique tem uma média de 2.750 horas de sol por ano, com uma média de 7,5 horas de sol por dia.

Em geral, os dias são ensolarados.

MOEDA:

A moeda oficial é o Metical (MTN).

1 € Equivale a 39 MTN. O cambio é variável.

Na cidade de Maputo há muitas casas de câmbio e bancos para conversão da moeda . O horário bancário é das 08:00 as 15:00 de Segunda a Sexta-feira, as casas de cambios operam no mesmo horario que os bancos.

Cartões de crédito Visa, Mastercard, são aceites na maior parte das lojas e pode dispôr deles para as suas operações bancárias nos caixas electrónicos.

Alguns estabelecimentos não aceitam American Express e Diners Club, recomenda-se levar alguns cartões alternativos.

COMPRAS:

Para o viajante de Moçambique há uma variedade de produtos de artesanato de boa qualidade. Podemos encontrar muitos itens que irão encantar qualquer viajante, a preços acessíveis.

Devido à falta de emprego, muitos moçambicanos encontram no ofício um meio de vida. Os itens mais característicos são esculturas em madeiras preciosas, como ébano, madeira em sândalo, pau-rosa, pau-ferro, batiks, cestaria, pintura, cerâmica, design de arame, jóias em diferentes tipos de materiais como chifre de vaca, madeira, sementes, etc.

Em Maputo, há uma exposição permanente de artesanato que poderá visitar em qualquer dia da semana entre as 9h00 am às 05:30 pm.

Para comprar artesanato a um bom preço, você deve ter paciência para negociar o valor da peça que deseja comprar.

Na cidade de Maputo há vários shoppings, supermercados, lojas de todos os tipos, bares, restaurantes, etc.

Horas das compras: Lojas e mercados estão abertos praticamente o dia todo das 08:00 a.m às 8:00 pm.

LAZER:

A Cidade das Acácias conhecida como Maputo, oferece várias oportunidades para se divertir e viver mais perto dos moçambicanos. Casas nocturnas, bares e clubes ficam abertos até altas horas da manhã. Locais como Gil Vicente oferecem concertos todas as sextas-feiras, neste palco desfilam a maioria dos músicos de todo o país, uma boa oportunidade para se sentir próximo do encanto da gente e da música.

Entre outros locais nocturnos recomendados, destacam-se: a discoteca Coconuts, o África Bar, Night club Coleto, Discoteca da Matola, Gil Vicente, entre outros.

GORJETAS:

As gorjetas não estão incluídas em Moçambique. Se você gostou do serviço e quer mostrar o seu apreço segue este padrão: Garçons: 10% do valor da conta.

COZINHA

A gastronomia de Moçambique oferece uma grande variedade de pratos que terá o prazer de saborear em sua visita ao país.

A culinária moçambicana é uma rica fusão de sabores, história e culturas da África, Oriente Médio e Europa.

Os mariscos e o peixe frescos retirados das águas quentes do Oceano Índico são tradiçãao e conhecidos em todo o mundo por seu tamanho e qualidade.

TRANSPORTE:

O aeroporto fica a 5 km do centro da cidade. As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) são as que realizam voos domésticos no país.

Hoje, as estradas para chegar aos principais locais turísticos, como Inhambane, Vilanculos, Bilene, estão em boas condições.

ELETRICIDADE:

A corrente eléctrica é de 220 V.

TELEFONE - INTERNET:

No país, existem três empresas de telefonia móvel, a Movitel, Vodacom e Mcel ligar para o estrangeiro a Mcel é mais económica.

Internet, está disponível na maioria dos hotéis da cidade de Maputo e em todas as províncias do país, há muitos cafés cibernéticos.

O QUE LEVAR:

Vamos enviar-lhe uma lista completa adaptada ao seu passeio com a primeira cotação.